Workshop sustentabilidade e empreendedorismo
Agência Seu Case.com
Palestra com Hipnoterapeuta Katiara Amorim
Oficina de Teatro e cinema para criança
Instagram Marketing
Palestra MEI O que eu preciso saber?
Consultoria online de Marketing Digital
Oficina do Ator no Teatro Gil Santana
SISU – muito mais do que marcar um (x) no curso desejado
Oficinas de Teatro
Teatro para iniciantes no Vila Velha
Oficinas para Crianças Vila Velha
Oficina de teatro no Pelourinho
Teatro Vila Velha abre inscrições
4º Festival de Teatro do Interior da Bahia
Cessão de Pautas Gratuitas – Centro Cultural Ensaio
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16
Facebook Twitter

curso sobre Língua Iorubá

O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia está com inscrições abertas no site www.ighb.org.br para o curso Awọn ẹ̀kọ́ èdè Yorùbá-Ànàgó fúnalákọbẹ̀rè, Apakìíní / Lições de língua Iorubá-Nagô para iniciantes. As aulas serão realizadas de 22 a 26 de julho, das 14h às 18h, com carga horária de 20 (vinte) horas. 

O objetivo é proporcionar uma introdução a léxica e a sintática da Língua Ioruba-Nagô, uma língua da família linguística Nigero-Congolesa, ainda falada por cerca de 35 milhões de pessoas na Costa Ocidental da África e nas Américas, inclusive no Brasil. A língua Iorubá-Nagô já foi uma língua franca falada pelos povos nagôs e seus descendentes nas ruas da cidade de Salvador nos tempos do Brasil Colônia.

Durante o curso serão abordados a conversação regular do dia-a-dia em língua Iorubá-Nagô e aspectos culturais comuns aos povos Iorubá na Nigéria e na diáspora africana, além da estrutura da língua nos seus processos fundamentais de comunicação (pronomes, verbos, preposições) e a língua falada no dia a dia como instrumento de interação social e cultural, entre os indivíduos.

O ministrante será o professor Adelson Silva de Brito, Mestre em Saúde, Ambiente e Trabalho; Licenciado em Física; Pesquisador no campo das desintegrações nucleares naturais; Professor de Língua e Cultura Iorubá na Casa da Nigéria, e de Língua e Cultura Iorubá no Centro de Cidadania – CECI do Departamento de Direito da UNIFACS, dentre outras instituições de ensino. Atualmente, as suas funções religiosas na Tradição de Matriz Africana Jeje-Nagô, no cargo de Mawó (Ministro de Grande Confiança e Embaixador entre as Culturas Jeje e Nagô) tem se tornado o foco da sua atuação. As pesquisas sobre os Rituais da Liturgia Jeje, estão conduzindo o seu projeto de doutorado para a área da Antropologia e da Etnografia da Cultura Religiosa Jeje na Bahia.

O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). Funciona de segunda a sexta, das 13h às 18h.

 

Confira o conteúdo programático:

22 – ABD,oAlfabeto Iorubá Yorùbá

23 – Ìkíni tabi kiki/A importância da saudação

24 – Àwọn ọ̀rọ̀ tí a fi dípò orúkọ/Pronomes regulares e enfáticos

25 – Òdi ni èdè Yorùbá/Negação em Iorubá

26 – Yoruba Ye mi/Eu entendendo o Iorubá

  • Instituto Geográfico e Histórico Da Bahia

  • 14h às 18h

  • Gratuito