Concurso de Jornalismo Semear Internacional
1
Facebook Twitter

Concurso de Jornalismo Semear Internacional

O Programa Semear Internacional lança em 2020 a primeira edição do Prêmio Semear Internacional de Jornalismo, que vai escolher as melhores reportagens sobre boas práticas rurais desenvolvidas pelos projetos apoiados pelo Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA) no Brasil, na região semiárida. O concurso é voltado para profissionais de imprensa e as matérias precisam ter sido veiculadas entre os dias 15 de janeiro de 2020 e 30 de junho de 2020. Já o período de inscrições será de 1º de abril a 15 de julho de 2020.

É possível inscrever trabalhos em quatro categorias: impresso, televisão, rádio e internet, sendo que os primeiros colocados em cada categoria receberão, cada um, o prêmio de R$ 12.500,00, enquanto os quatro segundos lugares ganharão R$ 5.000,00 cada, além de troféus e certificados. As matérias jornalísticas devem abordar temas como: técnicas de beneficiamento de produtos, comercialização de produtos da agricultura familiar, mudanças e impactos positivos nas comunidades atendidas pelos projetos financiados pelo FIDA, protagonismo de jovens rurais, ações focadas em gênero e empoderamento feminino na zona rural, além de temas relacionados a quilombolas e indígenas.

Para participar, os jornalistas devem preencher o formulário disponível no endereço eletrônico www.portalsemear.org.br e enviá-lo, junto com a reportagem, pelos Correios, à Coordenação do Programa Semear Internacional, localizada à Rua da Graça 164, Graça, Salvador, Bahia, CEP 40150-055. As demais orientações podem ser encontradas no edital do Prêmio, também disponível no portal do Semear Internacional.