Agenda Cultural Bahia
Facebook Twitter

Cineclube Cultura: Jonas e o Circo Sem Lona

A Livraria Cultura, em parceria com o coletivo Gran Maître Filmes e a Vitrine Filmes apresenta a belíssima obra baiana “Jonas e o Circo sem Lona” (2016) de Paula Gomes, em comemoração ao Dia do Cinema Brasileiro.

Paula Gomes, cineasta baiana dirigiu e produziu mais de quinze projetos e o seu último filme “Jonas e o Circo sem Lona” é uma ode aos sonhos, a perseverança e aos conflitos de infância que durante a sensível e tocante narrativa promove a liberdade e a nostalgia de ser criança.

Jonas tem 13 anos, é filho e neto de artistas de circo. Ele teve a ideia de fazer seu próprio circo improvisado, frequentado pelos moradores do pobre bairro onde vive, na Bahia. É ele quem coordena os números, prepara os figurinos, a música e controla os ingressos. Jonas pretende abandonar a escola para se juntar ao tio e viver num circo itinerante, mas a mãe prefere que ele permaneça na escola. No meio desta briga, ele descobre as dificuldades da vida adulta.

Vencedor de melhor Longa pelo Júri Especial no Festival Panorama de Cinema 2016 e com exibição em mais de 20 países e 13 prêmios, “Jonas e o Circo Sem Lona” vai além de uma narrativa documental convencional. Paula Gomes escolhe aderir a intervenção para buscar a conexão e a verdade da infância no dia-a-dia de Jonas e sua família: os sonhos e desejos, expectativas, o primeiro beijo e os conflitos familiares que são escolhidos com muito cuidado para criar a identificação nostálgica de ser criança e poder sonhar.

Dando continuidade ao Cineclube Cultura, “Jonas e o Circo Sem Lona” será exibido no dia 19 de junho (Quarta-Feira) às 19:00, no Teatro Eva Herz. Após a exibição teremos um bate papo com a cineasta e diretora do filme Paula Gomes, a jornalista e cineasta Ceci Alves e o crítico de cinema João Paulo Barreto.

(O evento é gratuito e está sujeito à lotação do espaço.)

  • Teatro Eva Herz - Salvador

  • 19h às 20h

  • Gratuito