Agenda Cultural Bahia
Facebook Twitter

17ª Semana Nacional de Museus

Entre os dias 13 e 19 de maio, os museus administrados pelo Instituto do Patrimônio Cultural da Bahia (IPAC), órgão vinculado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), participarão da 17ª Semana Nacional de Museus. Trata-se de uma temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em comemoração ao Dia Internacional de Museus, celebrado no dia 18 de maio. Como já é tradição, durante essa semana, o IPAC oferecerá em seus museus uma programação especial ligada ao tema adotado neste ano pela instituição: “A Cultura do Sertão da Bahia nos Museus do IPAC”.

PROGRAMAÇÃO 

MUSEU DO RECOLHIMENTO DOS HUMILDES

06/05, às 10h – Abertura da exposição dupla
Exposição “Ars Moriendi: a representação da finitude da vida nas lápides tumulares da Ordem Terceira do Carmo de Cachoeira” aborda, em 30 réplicas de carneiras, os aspectos socioculturais, religiosos, artísticos vinculados a iconografia da morte. Em cartaz até 31/05.

Exposição “Afro Barroco Cachoeira, Recôncavo da Bahia, Religiosidade” traz 21 fotos de Jomar Lima realizadas na Ordem Terceira do Carmo, em Cachoeira, e traz em sua composição as religiosas do candomblé e o espaço católico. Em cartaz até 31/05.

14/05

10h – Abertura da Exposição “Bembé do Mercado, Registros de Tradição e Fé”, dos artistas de Santo Amaro Babá Geri (peças artísticas e litúrgicas feitas em palha da costa, argila e búzios) e Edson Ferreira (registros fotográficos do Bembé). Com recital de Carlos Barros. Em cartaz até 31/05.
14h às 16h – Roda de Conversa “Arte e Religiosidade” com o artista Edson Ferreira e convidados.

15/05
11h – Roda de Saberes “Corpo e Arte Negra”, do projeto Cultura e Negritude (UFRB).
17h – Performance “Lugar de Preta”, do projeto Cultura e Negritude (UFRB).

16/05
9h às 11h – Roda de Conversa “Mimó; o sagrado no Bembé” com Baba Geri.

17/05
9 às 11h – Roda de Conversa “Arte e Religiosidade” com o artista Edson Ferreira e convidados.
14h – Roda de Saberes “Patrimônio do Povo Negro: Saberes, Memórias e Raízes Ancestrais”.
17h – Missa Afro.

Dia 22/05
9h às 11h – Roda de Conversa “Mimó; o sagrado no Bembé” com Baba Geri.

  • Museu do Recolhimento dos Humildes (Santo Amaro)